Skip to Main

A Casa Moiano

Casa senhorial de 1898, situada na localidade de Galizes, concelho de Oliveira do Hospital, na qual o tempo foi deixando marcas de ruínas, autodestruição, esquecimento, a sua a perda seria iminente se deixada ao abandono o que seria assolador uma vez que faz parte do património do nosso País.

Nela observa-se um verdadeiro tesouro coberto de obra arquitetónica e histórica, desde a sua envolvência exterior assim como em todas as divisões existentes, retratando uma obra de mérito do séc. XIX onde a pedra de granito é a escolhida na sua essência mais natural.

 

Nesta casa estão representadas todas as características genuínas da tradição mais sólida da região, um potencial para preservar.

Em algumas freguesias do Concelho de Oliveira do Hospital surge o dialeto ou Verbo dos Arguinas, que hoje faz parte do nosso património imaterial.

Quem é o Arguina? Arguina é o pedreiro/canteiro que obrava a pedra com a maceta e o ponteiro.

O que é o Verbo dos Arguinas? Pode interpretar-se como um código secreto que lhes permitiu salvaguardar os segredos dos ofícios, passando de geração em geração.

Moiano é o nome escolhido para fazer renascer esta casa, é uma palavra do Verbo dos Arguinas que significa minha, logo “Casa Moiano” significa A Minha Casa.

 

A junção de ”CASA MOIANO” ao “ARGUINA” foi a melhor mescla para atingir aquilo que nós procuramos como fundamento: Turismo rural (uma casa ressurgida da pedra e o dar a conhecer o Arguina.

 

A filosofia que defendemos passa por, como o próprio nome da casa, os nossos hóspedes sentirem-se em Casa, para isso enaltecemos aquilo que de bom temos no Concelho e na Região e damos a conhecer os nossos costumes e tradições, de forma a não deixar esquecer aquilo que nos foi deixado pelos antepassados.

 

 

 Sejam bem-vindos  À CASA MOIANO!